Resenha A Revolução dos Bichos, do autor George Orwell










Título: A Revolução dos Bichos: Um Conto de Fadas
Título original: Animal Farm: a fairy story
Autor (a): George Orwell
Tradutor (a): Heitor Aquino Ferreira
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
Nº de pág.: 147
Nota: Cinco estrelas
Onde Comprar: Amazon // Submarino 




Sinopse
Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan ''Quatro pernas bom, duas pernas ruim''.
Mas não demora muito para que alguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema ''Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros''. A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.

Resenha

"Princípio do Animalismo: 4 pernas bom; 2 pernas ruim."

Este livro, nada mais é do que uma alegoria em forma de fábula para exemplificar a decepção com todo ditatorismo  que destruiu e desvirtuou os propósitos que deram origem a Revolução Russa.

Tudo começa com a reflexão de um sonho de um velho porco, que representa Karl Marx, alegando que  os animais são explorados pelos homens, mesmo sendo mais fortes, são mal cuidados e humilhados, tendo que viver com “mixarias” ainda que sejam responsáveis pelos lucros dos humanos. Por fim, ele propõe que os animais não aceitem mais a situação e que se rebelem afim de mudarem esse quadro de injustiça.

"(...) Mais hoje mais amanhã 
         O tirano vem ao chão 
         E os campos da Inglaterra 
         Só os bichos pisarão (...)"

O velho porco acaba morrendo, porém os animais decidem levar em frente a ideia da revolução. Tendo como líderes os outros porcos, os animais subjugam e expulsam os humanos da fazenda, decidindo construir, com  a ajuda uns dos outros, uma sociedade igualitária onde cada animal teria direito ao que lhe pertencia e onde eles nunca tomariam para si os atos terríveis e desonrosos dos homens, porém no decorrer da narrativa, os porcos - representariam os bolchevista  - vão se impondo aos outros bichos, através de mentiras e ilusões acabam assumindo o papel de carrascos e exploradores mais injustos e medíocres que os homens, deixando toda a ideologia da revolução para trás,  usando corrupção,  mentiras e ameaças afim de manterem a fazenda sobre o seu poder. 

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."


A forma como Orwell  escreveu foi sensacional e surreal, acho que não preciso me alongar ao dizer o quanto a narrativa é maravilhosa e a forma de escrita, em terceira pessoa com um narrador onipresente, é super fluida e direta, nos fazendo analisar e pensar certas citações pitorescas do livro.
Acho que a nota não poderia ser outra além de 5 estrelas, é  um livro que te faz refletir, não importa a idade. Indico para todos os leitores acima de 14 anos.


Beijos
Carol

2 comentários:

  1. Oi Carol,
    Sou doida pra ler esse livro...mereço até uns tabefe por não ter lido ainda haha
    Adorei tua resenha.
    Curiosa por esse narrador onipresente.

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderEliminar
  2. Amei a resenha!
    Dá uma passada no Livro de Resenhas pra ver o post novo! ;D
    http://goo.gl/YAfgIq

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo