Conhecendo os Autores #3: Gislaine de Oliveira




Olá LivroManíacos,
Tudo bem com vocês? Hoje voltei com mais uma entrevista com autores nacionais. Essa autora, em especial, é muito querida pra mim, uma vez que as obras dela sempre conseguem me tocar de uma forma única, sendo assim, foi um prazer conversar e conhecer um pouco mais da Gislaine de Oliveira. Vamos a Entrevista?


“ Oi Gih,
Muito obrigada por aceitar fazer a entrevista, essas são as perguntas,
espero que goste!

OBS: Se por acaso alguma pergunta a deixar desconfortável, sinta-se a
vontade para não responder.

Beijos
Carol

1- Gih, como e quando você descobriu que seu destino/vocação era ser escritora? No que essa decisão modificou a sua vida? 

RESPOSTA: Oi Carol, eu que agradeço a oportunidade. E oi também aos leitores do Diário de uma LivroManíaca.
Então. Eu sempre escrevi. Desde sempre! Minhas primeiras redações, lá do tempo de primeira série, já eram expostas nas feiras da escola (elas não eram boas gente, kkkk). E essa vontade de escrever só foi aumentando junto com os anos. Mas como ser escritor no Brasil não é fácil (o que não é novidade), eu fui me aventurar no mundo da Química. Foi quando faltava meio semestre pra me formar, eu disse que estava abandonando tudo pra seguir meu sonho que era escrever. Então isso mudou totalmente a minha vida.
Foi muito difícil dizer para o meu pai, que eu estava largando o sonho dele pra ir viver o meu. Mas foi a melhor coisa que eu podia ter feito. E desde então tudo mudou. Eu criei o blog, publiquei meus livros, conheci pessoas maravilhosas, passei a trabalhar como redatora freelancer.

2- O que te motivou/influenciou a escrever o seu primeiro livro? 

RESPOSTA: Bem, Os Sonhos de Rita (foi o primeiro que eu escrevi), surgiu como uma válvula de escape. Eu estava no terceiro ano do ensino médio, tinha acabado de terminar um namoro de uns dois anos, tinha mudado de turno (estudava a noite e passei para a manhã), não conhecia ninguém. Minha saída era ficar escrevendo nas últimas páginas do caderno. E foi aí que a Rita e o Felipe apareceram prontos na minha cabeça.
Mas só fui concluir essa história esse ano e então publiquei. A demora aconteceu, porque há vários fins possíveis para esse livro. São muitas possibilidades. E eu não sabia a melhor forma de terminar. Foi então que o fim surgiu. Assim, exatamente do jeito que ele é.

3- De onde vem seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou fatos? 

RESPOSTA: Algumas características sim. Nós acabamos escrevendo sobre aquilo que nós conhecemos. E preciso dizer que conheci amigas tão fieis quanto a Luana, amores tão apaixonados quanto o Felipe, pessoas tão indecisas quanto a Rita. Então de certa forma, é um pouco inspirado em pessoas reais. Em todas as pessoas que eu encontrei ao longo desses meus 21 aninhos =D

4- Você emprestou algumas de suas características pessoais para a obra ou étudo derivado de sua imaginação? 

RESPOSTA: Um livro é quase uma extensão do autor não é? Eu particularmente não gosto de perceber muitas semelhanças entre autor e personagem. Porque eu entro na história e passo a sentir pelo autor, o que sinto pelos personagens. Vai entender uma leitora doida né?
Mas meus livros tem muito de mim sim. Cada livro é um pedaço de mim. Em Os Sonhos de Rita, acho que é possível perceber meu lado mais romântico, indeciso, dramático e chorão. Hahhaha, meu marido leu, e disse que a Rita chora como eu. Muito!
Já em Justa Causa, que você vai conhecer em breve no book tour, acho que é possível conhecer meu lado mais brincalhão, engraçado, fofo e até meio rebelde.
Acho que uma boa forma de conhecer uma pessoa é conhecendo aquilo que ela escreve.
5- Qual o personagem de Os Sonhos de Rita é o seu favorito? O que ele significa para você? 


RESPOSTA: Sem sombra de dúvidas é o Felipe. Gosto de todos, mas nenhum personagem chegará ao meu amor pelo Felipe. Ele representa pra mim, o amor mais puro e verdadeiro. Ainda que ele seja meio neurótico, ciumento e meio possessivo; ele é aquele amor que perdoa, que doa, que entrega.

6- Quais livros e escritores influenciaram e influenciam você? 

RESPOSTA: Todos os escritores de alguma forma influenciaram. Sou pedaços de Paulo Coelho, J.K, Dan Brown, Pedro bandeira. Não tenho como escolher um, que foi o mestre. Mas acho que minhas histórias tem um pouco de Marcelo Carneiro e Pedro Bandeira. Ainda que sejam mais voltados para o romance.
Mas o que me motivou a criar coragem, dar a cara a tapa e publicar meus livros; foram esses escritores atuais que estão aí correndo atrás do sonho. Que publicam independente, que vendem seus próprios livros, que suam a camisa. 


7- Gih, qual gênero literário você mais gosta de ler? 

RESPOSTA: Eu gosto de ler de tudo. Mas como não podia ser diferente, eu sou apaixonada pelos romances. E é justamente o que eu também escrevo. Mas gosto muito de fantasia (Harry potter, Percy Jackson) também.


8-Penso, que uma das mensagens que você passou no livro Os Sonhos de Rita é que certos amores são eternos e marcam a nossa vida. Estou correta? Tem algo mais que você acrescentaria a essa conclusão?

RESPOSTA: Com certeza essa é a mensagem principal. E fico muito feliz que você tenha sentido isso =D . Eu sou uma romântica incurável e acredito que existam amores que duram além da vida.
Mas procurei trazer para o livro, também outras mensagens nas entrelinhas. Ou certas críticas. Há críticas sobre a intolerância religiosa, algo muito frequente e que eu inclusive já passei por isso, por não possuir religião. Há críticas sobre como a forma que a literatura é tratada nas escolas (o que, graças, acho que está mudando aos poucos).


9- Muitas pessoas diriam que o final de Os Sonhos de Rita foi triste e muito emocionante. Você teria um motivo específico para ter escolhido esse caminho na narrativa? Caso seja sim, você pode falar um pouco sobre a razão que a levou a isso?

RESPOSTA: É engraçado você falar isso Carol, pois o fim teve várias interpretações. Cada leitor que leu, entendeu da sua forma. E essa foi uma resposta que eu tive do público que me deixou bastante satisfeita. E que me fez perceber ainda mais que o livro não é feito apenas do autor. O livro é feito também por aquilo que o leitor sente.
Quando escolhi esse fim, criei-o com o intuito de realmente deixar essa mensagem. De que alguns amores nunca passam e vivem para sempre. É o que eu acredito. Mas nem todos entenderam dessa forma. O que, inclusive, não me deixou triste. Muito pelo contrário.
Acho que o livro passou a mensagem que o leitor precisava encontrar. Acho que Os Sonhos de Rita é um caminho, para que cada um consiga encontrar não o verdadeiro amor; mas que possa se encontrar e se conhecer verdadeiramente. Quem você realmente ama? O que você seria capaz de fazer para ficar ao lado dela? E se nada disso desse resultado?

10- Por fim, mas não menos importante. Como anda o desenvolvimento dos seus próximos lançamentos? Você pode falar um pouco sobre eles? 

RESPOSTA: Estou trabalhando em uma ideia juntamente com o meu marido. Acredito que seja uma proposta bem interessante e que agrade a todos. Meu marido não é escritor, mas está me ajudando a construir uma narração masculina, já que é a primeira vez que faço isso. Está sendo divertido aprender a pensar como um homem, ashuahsuahsua.
Acho que a grande novidade dessa história que vem por aí, é que ela vai quebrar alguns tabus antigos, mas que ainda vivem entre nós. Mas não posso falar mais sobre o assunto já que ela ainda está na fase de construção.
Então por enquanto, até esperar as novidades, convido a todos para conhecerem meus livros já publicados.
Para quem ama um drama, venha conhecer Os Sonhos de Rita e para quem ama uma boa comédia, venha conhecer Justa Causa.
Obrigada Carol, mais uma vez pela oportunidade. E obrigada a todos os leitores que acompanharam essa entrevista até o fim. Um beijão e um abraço apertado em cada um.”

Bem pessoal, espero que tenham gostado de saber mais pouco sobre a Gih, caso queiram conhecer mais um pouco sobre as obras que ela citou durante o bate-papo basta clicar aqui (Resenha Os Sonhos de Rita // Resenha Justa Causa)

Beijos e até a próxima,
Carol

                            


2 comentários:

  1. Awon, que linda a entrevista aqui. Muito obrigada Carol por todo o apoio que você sempre me deu e me dá =D
    Obrigada, obrigada e obrigada, de coração :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Adorei conhecer mais a Gih! *-* E to louca para comprar o meu Os Sonhos de Rita! <3 Fiquei mais cuiosa ainda sobre o final, eu imaginei que seria uma coisa mas agora to pensando que estou totalmente errada. O.O

    Beijoos Carol e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo