Maratona Literária: #eutôdeférias: Resenha do livro "Se Arrependimento Matasse", autor Alma Cervantes






Título: Se Arrependimento Matasse
Autor: Alma Cervantes
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2013
Nº de páginas: 246
Nota: Cinco estrelas

Sinopse

    Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos se se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo.
    Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspides.


Resenha


    “- Como dizem? – indagou ela. – Se arrependimento matasse... não é? No fim, foi precisamente isso o que aconteceu.”

    O livro todo ocorre em um hotel. Ele tem início quando três amigos, Alex, Alice e Rebeca decidem marcar um reencontro no hotel dos pais de Alex. Porém, durante a estadia o cozinheiro, Victor, é encontrado morto. Além dos três amigos, no hotel havia mais três hóspides - Frederica, Jonh e Dante- , os pais de Alex - Charles e Vera - e três empregados - Rosa, Andrei e Jeremiah. Presos por um temporal, com os carros sabotados e as linhas telefônicas cortadas, chegam a conclusão que o assassino só poderia estar ali entre eles.

    "Estava no chão, coberto de sangue. Em seu pescoço, um enorme corte de impiedosa profundidade, claramente  a fonte da deslumbrante tinta que pintara a imensidão branca da cozinha com tão intenso vermelho."

    O livro é escrito em terceira pessoa, com um panorâma geral no que diz respeito as perspectivas dos personagens, ou seja, não temos uma exploração aprofundada da mente dos personagens durante a narrativa, o que nos mostra a sagacidade do autor em nos deixar cegos e sem entender o que estava ocorrendo, aumentando a tensão no ambiente, nos fazendo desconfiar de todos.
    Um detalhe que achei interessante na escrita do Alma, foi a utilização de algumas formas verbais que não são muito comuns nos livros contemporâneos, entretanto, notei que o uso dessas formais verbais, mais eruditas, ajudaram a construir melhor as personalidades dos personagens.
    O desenvolvimento da prosa me lembrou em algumas partes o livro O Caso dos Dez Negrinhos ( atualmente Não Sobrou Nenhum) da Agatha Christie, como por exemplo a forma de escrita, a descrição dos pequenos detalhes que são colocados para criar tensão e angustia quase agonizante. Pois em sua mente sempre fica rodando as seguintes perguntas: " Quem é o assassino? Será um deles? Qual o motivo? Como ele age tão silenciosamente?". Todas essas perguntas, como já disse, giram na sua mente conforme você avança na leitura, deixando você sedento por respostas e faminto por mais e mais de algo que você não compreende.

    " É dito que quando alguém conhece o verdadeiro desespero, se não houver distração constante e eficiente, a pessoa se perde nas profundezas da loucura até o fim de sua vida. Não ... Pode-se dizer que, neste ponto, a vida já não existe mais, é apenas um cadáver errante (...)"

    Toda tensão que se cria em torno desses acontecimentos brutais é palpável e isso é maravilhoso. Eu gostei muito do desfecho, me surpreendi e impressionei bastante com a solução do caso, passou bem loge de tudo o que imaginei.
    Penso que esse é um livro que merece ser lido, citado, recomendado e tudo mais, uma vez que a história te envolte de uma forma alucinante e inexplicável. Com certeza ele estará entre os melhores do ano. Sendo assim, não poderia dar outra nota a não ser cinco estrelas, realmente esse livro possui o selo Carol de qualidade!!
    Bem pessoal, por hoje é isso... Espero que tenham gostado e não deixem de comentar e dizer se já leram ou pretendem ler o livro!
    Beijinhos
    Carol 

2 comentários:

  1. Carol, minha linda. Que resenha perfeita. Se esse livro já estava na minha lista, agora está muito mais =D
    Quero!!!!!!!
    E adoro quando o autor nos deixa as cegas, embora eu tenha o dom de estragar a surpresa e adivinhar o que vem depois, kkkkk. trocar de profissão e virar detetive, ahsuahsuiahsiu
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi Carol!
    Incrível esse livro, fiquei curioso pra conhecer a forma de escrita dele :)
    Há muito tempo não leio nada com esse tipo de escrita. A sinopse me lembrou 1222 da Anne Holt, os personagens tbm ficam presos em hotel devido a nevasca e tem um assassino, mas o 1222 é muuuuuuuito chato e eu não recomendo kkkk
    Adicionei o livro do Alma aos meus desejados :)

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo