Resenha de O Assassinato de Roger Ackroyd, autora Agatha Christie





Título: O Assassinato de Roger Ackroyd
Título original: The Murder of Roger Ackroyd
Autor (a): Agatha Christie
Tradutor (a): Renato Rezende
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Nº de pág.: 308
Nota: Cinco estrelas
Onde Comprar: Submarino // Amazon


Sinopse
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.
Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.




Resenha
O livro é narrado em 1ª pessoa pela visão do médico legista, James Sheppard. A história se passa na pequena cidade de Kingston Abbot, onde um homem distinto, Roger Ackroyd, é assinado de forma estranha e suspeita. À pedido da sobrinha da vítima,  Poirot, que passava as suas férias de aposentadoria no local, assume a investigação do caso, para isso ele conta com a ajuda de Sheppard e sua irmã bisbilhoteira. 
“– Você acha que Parker está dizendo a verdade? – perguntei
- Sobre a poltrona, sim. Além disso, não sei. Você irá descobrir, monsier Le docteur, caso se envolva muito com casos assim, que eles se parecem em uma coisa.
- Em quê? – perguntei curioso.
-Todos os envolvidos têm algo a esconder.”

Assim como grande parte dos livros da Agatha,  esse final foi surpreendente,  confesso que desconfiei algumas vezes, mas descartei a possibilidade por parecer impossível, porém a autora me provou, mais uma vez, o oposto.

“Ah – clamou o outro – Esse também é o meu lema. Método, ordem, e as pequenas massas cinzentas.”

A escrita é fluida e rápida,  te prendendo de uma forma surreal, finalizei a leitura em menos de um dia, pois me envolvi tanto com a narrativa ao tentar entender os métodos nada convencionais do Poirot que nem vi as páginas passarem. A nova edição da Globo livros está linda  e muito prática, porque o tamanho das letras, a diagramação e a cor das páginas, proporcionam uma leitura agradável,  ao contrário das edições mais antigas. Finalmente uma edição digna da Rainha do Crime.
“- Les femmes – generalizou Poirot – Elas são maravilhosas! Elas inventam ao acaso e, por milagre, acertam. Não que seja isso realmente. As mulheres observam inconscientemente milhares de detalhes, sem saber que o fazem. Seu subconsciente junta essas pequenas informações, e elas chamam o resultado de intuição. Eu sou um perito em psicologia. Sei sobre essas coisas.”

Preciso nem afirmar que a nota do livro são cinco estrelas, né? Esse ano estou dando muita sorte com as minhas leituras (Ainda bem!). Indico para quem ama um bom livro de mistério e assassinato, onde tudo é desvendado através da investigação clássica, com personagens cativantes e final impressionante. Por isso que a Agatha junto com a Austen são minhas autoras favoritas. Leitura mais do que aprovada.
Beijos
Carol

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem com você?
    Apenas passando aqui rapidinho para avisar que eu indiquei o seu blog para responder a “TAG: Amo/Odeio” basta citar 10 coisas que você ama e 10 coisas que você odeia então é bem rápido de responder e, ainda permite que o seu leitor conheça um pouco mais sobre você.
    Caso você se interesse aqui está o link: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2015/06/tag-amoodeio.html
    Bjs e sucesso com o seu blog!

    ResponderEliminar
  2. Oi Carol!!! Tudo bem?
    Eu fui MUITO fã de Agatha Christie na adolescência... Li mtooos exemplares. Depois confesso que cansei da tematica. Mas tenho uma coleção aqui dela ainda não lida e, ler esse post me despertou de novo a vontade de reler Agatha! <3

    Bjooos
    http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. gostei muito da resenha,qual é o final?
    hahaha
    seguindo
    xx
    http://unhas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Oi Carol,
    Adoro livros no estilo, mas infelizmente ainda não tirei tempo pra ler nada da autora.
    Super tenho curiosidade e me deixou curiosa, também, o caso do Roger :O

    Parabéns pelo blog, seguindo aqui

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo