Conhecendo os Autores #2: Mônica Pimentel




Olá LivroManíacos,

Tudo bom? A autora com quem iremos bater um papo hoje é a Mônica Pimentel, ela possui 38 anos e é professora e escritora, mora em Carangola/MG. Ela possui várias obras já lançadas, atualmente ela está trabalhando junto com a Editora Novo Romance, onde lançou livros tal como Zhoe e o Pássaro, resenhado aqui no blog (link) e Sobre as Cinzas. Então vamos conversar um pouco com a autora?





1- Monica, como e quando você descobriu que seu destino/vocação era ser escritora? No que essa decisão modificou a sua vida?
Essa “descoberta” se deu ao longo da minha vida escolar, nos primeiros anos. O contato com a palavra escrita ampliou minhas possibilidades de expressão, profundamente, fiquei fascinada. Contudo, ao longo dos anos (na adolescência, principalmente) essa descoberta ganhou forma nas prosas e poemas que eu fazia. Porém, a certeza de poder receber esse “título”, viver da escrita e capacitar-me para tal, firmou-se definitivamente de 2005 para cá. Essa decisão me fez buscar a graduação em Letras, o contato com diversas literaturas e a crítica literária, além de me ver como tal.
2- O que te motivou/influenciou a escrever o seu primeiro livro?
Minha motivação, para o primeiro livro, foi meu intenso amor pela música mineira “Movimento Clube da Esquina”, por nossas paisagens e, toda a “mineirice” que, cerca meu cotidiano.
3- De onde vêm os personagens de seus livros? São inspirados em pessoas reais ou fatos?
Os personagens surgem do contato com o outro, com suas vivências ou mesmo, das minhas convicções. Sim, são inspirados em pessoas reais e fatos do cotidiano.
4- Você, normalmente, empresta algumas de suas características pessoais para as suas obras ou é tudo derivado de sua imaginação?
Minha personalidade, crenças, sentimentos, perpassam minhas obras.
5- Qual o personagem de “Zhoe e o Pássaro” é o seu favorito? O que ele significa para você?
Neriá é meu personagem favorito. Ele significa aquilo “em que” creio e “em quem” creio.
6- Quais livros e escritores influenciaram e influenciam você?
São muitas influências. Fernando Sabino, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Exupéry, Adriana Falcão, Clarice Lispector, Maurice Druon, Wiliam Shakespeare, Ariano Suassuna, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Pablo Neruda, entre tantos. Sobre os livros, citarei “O Grande Mentecapto”, “Grande Sertão: veredas”, “O Pequeno Príncipe”, “Dom Casmurro”, “Mania de Explicação”, “A Tempestade”, além dos livros da Série Vaga-Lume.


7- Monica, qual gênero literário você mais gosta de ler?
Gosto de muitos gêneros, mas prefiro contos e romances. Também tenho predileção pela poesia marginal.


8- Penso, que uma das mensagens mais marcantes que foi passada no livro “Zhoe e o Pássaro” é a superação do medo e da perda de pessoas que amamos muito. Estou correta? Tem algo mais que você acrescentaria a essa conclusão?
Está certíssima. Lidar com a morte ou qualquer tipo de ausência é, sempre, um trabalho árduo. Se não construirmos um “Castelo Interior” com fé, boa música, poesia, prosa, arte em geral, vamos limitar nossa vida, somente ao que é triste, aos problemas e as perdas.  


9- Penso, que a forma como você desenvolveu a narrativa de “Zhoe e o Pássaro” foi emocionante, a mensagem que você passou foi linda e, em algumas cenas, escritas de uma forma quase lírica. E como eu disse na minha resenha, há muito tempo um livro não mexia tanto comigo. Sendo assim, fiquei curiosa sobre a sua inspiração para escrever a obra, ela se originou de algum acontecimento ou alguém? Você poderia falar um pouco sobre o processo de inspiração e escrita do livro?
Há alguns anos, uma amiga muito querida, deu à luz a sua primeira filha. Ela era mãe de dois meninos (4 e 9 anos). Ainda era bem jovem, 34 anos. Uma pessoa alegre, de bastante fé, muito especial. No dia seguinte ao parto, ela estava amamentando a filha, quando sentiu-se mal (por conta de uma embolia pulmonar) vindo a falecer. Essa morte marcou muito minha vida. Até mesmo, porque eu estava indo visitá-la quando tudo aconteceu. Passei longos meses em profundo luto e, imaginando, como contar à sua filha, que ela não teve nenhuma culpa em relação a morte da mãe. Foi assim que, Zhoe e o Pássaro, ganhou forma. Costumo dizer que, a inspiração surge, mas o restante é suor e dedicação para que a palavra ganhe forma, a melhor forma.
10- Por fim, mas não menos importante. Como anda o desenvolvimento dos seus próximos lançamentos? Você pode falar um pouco sobre eles?
Tenho quatro livros publicados em minha cidade. Em 2014, me tornei membro da Editora Novo Romance. Por meio dela, publiquei três livros inéditos e a reedição de Zhoe e o Pássaro. Duas obras são em formato Ebook e, outras duas, em livro impresso. Espero aos poucos, ganhar espaço e conhecimento entre novos leitores. Meu estilo de escrita é diferente da proposta em voga atualmente. Os livros eróticos encontram cada vez mais espaço e, os meus vão na contramão, dessa literatura. Por isso, creio que, aos poucos, encontrarei aceitabilidade entre os leitores. Estou muito feliz por conseguir esse espaço em uma editora.

Bem LivroManíacos, por hoje é isso. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Mônica, não deixem de conferir a resenha de Zhoe e o Pássaro, ele foi um dos melhores livros que li ano passado e super indico a leitura.
Beijinhos
Carol *-*

1 comentários:

  1. Oi Carol!
    É sempre bom conhecer novos autores.
    De onde tiram suas inspirações, o que estão planejando, como começaram tudo.
    Mais uma vez parabéns :)

    Beijos
    ​​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    >>Está rolando o #DPL2015:​ ​​​Desafio Power Literário Vai ficar de fora?

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo