Resenha do livro 'O Aliciador', do autor Donato Carrisi










Título: O Aliciador
Título original: IL Suggeritore
Autor (a): Donato Carrisi
Tradutor (a): Eliana Aguiar
Editora: Record
Ano: 2010
Nº de pág.: 433
Nota: Cinco estrelas (favoritado)





Sinopse
O criminologista Goran Gavila e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são desenterrados em um bosque. Cinco das crianças identificadas haviam desaparecido na última semana. Conforme os cadáveres emergem, as esperanças de que a sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas, em vez de levarem a equipe ao culpado, as pistas revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino, que parece estar sempre um passo à frente.

Resenha
“Deus é silencioso. O Diabo sussurra.”
Bem, o que falar desse livro que li em tão pouco tempo, mas já considero “pakas”? Brincadeiras à parte, essa leitura foi surpreendente, pois quando achava que já tinha me chocado, o autor vai e me deixa sem ar.
Aqui conhecemos uma equipe de investigação especializada em capturar serial killers, acompanhamos dessa vez um caso de seqüestro e morte de seis meninas que tiveram seus braços decepados e jogados em um bosque.
O livro é escrito em terceira pessoa e conta com a perspectiva de vários personagens. No começo, a narrativa é um pouco lenta, mas depois da página oitenta ela se torna bem fluída e instigante. Como comentei, anteriormente, o livro me abismou de diversas formas, me fazendo analisar a real natureza do ser humano e se realmente conhecemos as pessoas que nos são próximas.
“Todo mundo tem um segredo. (...)
 Todo mundo enfia o dedo no nariz. Talvez quando não tiver ninguém olhando, mas todo mundo enfia.”
O trabalho que o autor teve para compor a narrativa e criar o thriller e o psicológico do assassino foi sensacional. O Carissi, no começo do livro, avisa que para alguns dos crimes abordados na obra ele se inspirou em casos reais, mudando apenas o nome dos envolvidos e as regiões geográficas em que os mesmos foram cometidos, diante disso, durante as cenas mais “sinistras” eu ficava me perguntando se esse seria um dos “crimes reais”.
“Costumamos chamá-los de monstros porque nós os vemos como pessoas distantes de nós, porque queremos que sejam ‘diferentes’ – dizia Goran em seus seminários – No entanto, são semelhantes em tudo e por tudo. Mas preferimos reprimir a idéia de que um semelhante seja capaz de tudo isso, em parte para absolver nossa própria natureza. Os Antropólogos definem isso como ‘despersonalização do réu’ e constitui o maior obstáculo para a identificação de um Serial Killer: um homem tem pontos fracos e pode ser capturado; um monstro, não.”
Este foi o melhor livro que li esse ano, até agora. Foi maravilhoso voltar ao universo dos thrillers psicológicos com uma leitura tão boa e uma trama tão complexa e bem elaborada.
“(...) às vezes o mal nos engana, assumindo a forma mais simples das coisas.”
Se você gosta de leituras fortes e impactantes, com um trabalho policial e psicológico incríveis, deixo esse livro mais do que indicado, mas já aviso: “Prepare seu coração!”.
“Diante de certos crimes hediondos a perturbação é uma máscara.”
 O único ponto negativo que tenho a ressaltar, envolve a acessibilidade e preços dos exemplares, pois ele é muito difícil de ser encontrado e, quando encontramos, o preço é bem salgado, porém a leitura vale a pena!
Tendo em vista o quanto a narrativa me agradou, a nota que dou para o livro não poderia ser outra além de cinco estrelas e um coração.
Espero que tenham gostado e não deixem de comentar!
Beijinhos

Carol 

3 comentários:

  1. Puxa, já fiquei curiosa sobre esse livro! Vou pesquisar para ver se eu consigo achar! Beijos.
    bolichodaguria.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Oie Carol,
    Nunca ouvi salário no autor e nem.no livro, mas gostei muito da sinopse, irei procurar para ler!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Eu também não conhecia o autor, mas o livro parece ser bem interessante, o enredo me lembrou um pouco de Criminal Minds!
    Abraços

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo