Resenha de A 5ª Onda - Livro 01, do autor Rick Yancey







Título: A 5ª Onda
Título original: The 5 Wave
Autor (a): Rick Yancey
Tradutor (a): E. Siegert & Cia. Ltda
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Nº de pág.: 368
Nota: Cinco estrelas (favoritado)
Onde Comprar: Amazon // Submarino 




Sinopse

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se  A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Resenha

“No fim não seria os felizardos a permanecerem vivos.”

O livro é escrito em primeira pessoa pela visão de vários personagens, é dividido em partes, onde cada uma é narrada por um dos personagens. As partes são divididas em pequenos capítulos.

“Porque, se eu for a última, então sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.”

As narrações dos personagens são bem características, o trabalho da autora foi sensacional ao criar a personalidade de cada um, pois eles não se misturam, mas sim se distinguem claramente através de suas formas de pensar, analisar e descrever o mundo ao redor, tudo de acordo com suas idades e experiências.
Esse livro foi incrível,  ao finalizar a leitura,  eu tremia de tanta excitação,  pois há meses não leio um livro que  tenha me deixado tão sem palavras e admirada. Estou ansiosa pelo filme, pois o enredo tem tudo para alcançar os indicados ao Oscar. 

“Talvez o último ser humano da Terra não morra de fome, de abandono ou virando a refeição de animais selvagens.
Talvez o último a morrer seja morto pelo último a viver.”

É complicado descrever o enredo, pois acredito que, assim como eu, vocês devam iniciar a leitura sem saber o que esperar,  uma vez que isso torna a narrativa surpreendente,  chocante e mágica. 
O livro se baseia em uma "invasão" alienígena - bem diferente do que estamos acostumados a ver no cinema. O ataque é feito por etapas, onde cada etapa foi denominada de Onda, o livro se desenvolve a partir do mistério envolvendo a 5ª Onda.


“O fraco foi varrido para longe.
(...)
É o forte que vai permanecer, os dobrados, porém intactos, como as barras de ferro que davam resistência a este concreto.
Enchentes, incêndios, terremotos, doenças, fome, traições, isolamento e assassinato.
O que não nos mata nos fortalece. Endurece. Disciplina.
‘Você está nos transformando.’
‘Somos a argila, e você é o Michelangelo.’
‘E nós seremos a sua obra-prima.’”


Acredito que dá para notar que eu amei a leitura dessa obra. A única coisa negativa foram os erros gramaticais que encontrei no começo da leitura, mas depois que você entra na história,  esse detalhe se torna secundário. A escrita é bem fluída, mesmo com a mudança de narrador sendo frequente, a elaboração das descrições das cenas são memoráveis, porque o medo, a tensão, o nervoso e a excitação são refletidas em nós, leitores, com uma facilidade surreal.

“Não se trata de sobrevivência, trata-se de dar o troco.”

A nota que dou para o livro são cinco estrelas, essa é uma leitura mais que recomendada para quem gosta de ficção científica.

Beijos
Carol

3 comentários:

  1. Oie Carol,
    Amei as as passagens do livro que você pôs na resenha. Deu vontade de ler o livro pela escrita linda!
    Beijos
    Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, tudo bom?
    perfeita a resenha! A capa desse livro é maravilhosa! Passagens lindas!
    livroderesenhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo