Conhecendo os Autores #1: Ana Carolina A.Souza.





Olá LivroManíacos,

Hoje é o começo de uma nova coluna aqui no blog, ela se chama “Conhecendo os Autores”. Como o nome mesmo sugere, esse quadro será composto por bate-papo, em forma de entrevistas, com autores brasileiros. A intenção é apresentar escritores talentosos e que talvez vocês ainda não tenham ouvido muito a respeito, mostrando assim o quanto a nossa literatura vem enriquecendo mais a cada dia.
A primeira autora convidada, é Ana Carolina A. Souza, ela é a criadora do livro "A Irmandade das Olívias: O Diário da Sonhadora". A Carol é Jornalista de formação, mas sempre teve uma queda pela Literatura, especialmente por histórias que envolvessem magia, mitologias e o sobrenatural. Além de escrever romances, Ana é pesquisadora em Comunicação e suas interfaces com Cinema, Contemporaneidade e Contos de Fada. Agora vamos conferir o nosso bate-papo?




1- Carol, como e quando você descobriu que seu destino/vocação era ser escritora? No que essa decisão modificou a sua vida?
Olha, a verdade é que de certa forma eu sempre tive isso em mim. Desde criancinha eu inventava histórias mirabolantes, seja para brincar de boneca, seja para justificar alguma travessura que eu tinha feito. Assim, criar minhas próprias histórias e meus próprios personagens de papel e caneta acabou vindo de uma forma natural para mim. Eu decidi que queria levar essa carreira mais a sério com 12 anos, quando escrevi meu primeiro livro (ainda não publicado). As coisas modificaram mais, depois de que eu consegui a publicação, pois eu tive a oportunidade de ter contato com pessoas de todos os lugares do Brasil (e até gente do exterior) que ficaram interessadas em saber mais sobre a Irmandade e ler a obra.


2- O que te motivou/influenciou a ser uma escritora?
Bom, não acho que tenha sido uma coisa específica. Como eu disse, desde criança eu inventava histórias e acho que quando a gente cresce só cresce a capacidade de deixar as histórias mais complexas e, talvez, mais plausíveis. O que dá um gás especial são outras leituras. É vê que tem gente por aí que também tem prazer em escrever, que também conta histórias excelentes e saber que tem muita gente querendo ler narrativas diferentes.


3- De onde vem seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou fatos?
Os personagens tem muita inspiração em pessoas especiais. Alguns deles, os mais próximos à Olívia, são homenagens que eu prestei aos melhores amigos, que são melhores há muitos anos (e eles sabem quem são, rss), onde eu pude captar a essencia deles ali dentro, imaginando como eles se comportariam em determinados momentos e situação. Outros personagens são a junção de várias pessoas que passaram pela minha vida, e é claro, existem personagens que eu criei do zero. Especialmente no segundo livro da saga.


4- Você emprestou algumas de suas características pessoais para a obra ou é tudo derivado de sua imaginação?
Acho que é inevitável um autor colocar si mesmo na história que cria. Desde o estilo como conta a história, até a forma como conduz diálogos e situações são partes de uma experiência pessoal. Algumas situações são derivações de coisas que aconteceram comigo, outras que aconteceram com amigos, mas o essencial, o que leva a história a seu desenrolar, é uma inspiração mitológica transportada para a contemporaneidade, e essa parte de transportar para o contemporâneo foi, de fato, bem imaginativa (rss).


5-  Você utiliza materiais como referência para escrever a Irmandade das Olívias? Caso a resposta seja sim, quais?
    Sim. Uma das principais ferramentas de um bom escritor é conhecer aquilo que lhe dá inspiração. Sejam leituras, sejam autores e até mesmo uma pesquisa de mercado para saber se tem algo parecido por aí. Eu me deparei com uma história da mitologia celta que, por alguma motivo que eu não sei qual exatamente, me chamou muito a atenção e depois que eu descobri que a história tomava formas semelhantes em outras mitologias, como a nórdica, egípcia, persa e grega, resolvi que poderia usar esta inspiração e criar uma ambientação totalmente única, ao trazer esta história para o contemporenâeo. E nada melhor do que transportá-lo para um meio onde acho extremamente fértil que o começo da vida adulta. Seguindo essa proposta precisei ler livros de mitologias, variados, inclusive alguns disponíveis online, conferi até alguns rituais pagãos para ter uma noção de algumas coisas que eu tinha dúvida (especialmente para os dois livros que se seguem) e algumas referências eu realmente não posso revelar, porque se não tira um pouco do mistério que eu tenho mantido em relação à que história é essa, a qual A Irmandade se baseia. (rss).


6- Qual o personagem da série A Irmandade das Olívias é o seu favorito? O que ele significa para você?
Sabe quando você pergunta para uma mãe qual é o filho favorito dela? Então, o meu caso é mais ou menos o mesmo! Cada personagem d'A Irmande é especial por um motivo e cada um deles me encanta e, pasmem, me surpreendem por questões muito únicas. Particularmente, eu acredito que Olívia, por ser a minha protagonista, traga questões bem pertinentes e que merecem uma maior atenção. A pessoa que eu vejo que ela está se tornando me deixa muito orgulhosa, quase como uma mãe sabendo que está criando bem o seu filho. Tenho um carinho muito especial por Andy e Caleb, e no segundo livro me surpreendi com um personagem secundário que acabou ganhando maior destaque por sua força natural. É inebriante pensar na personalidade, mas notar que eles acabam se tornando indivíduos!


7- Quais livros ou escritores influenciaram e influenciam você?
É uma pergunta capciosa! Existem diversos autores que me encantam profundamente e que eu acredito saberem contar uma história como poucos. É o caso de C.S Lewis, Licia Troisi, Kathleen McGowan, Amy Kathleen Ryan, Kiera Cass, Meg Cabot, Diana Peterfreund, José de Alencar, Raphael Dracon, Richelle Mead entre outros. Como você pode ver são escritores que escrevem muito bem no ambiente de fantasia e sobrenatural, mas como inspiração direta para a história, não tive nenhum livro, além dos de mitologia, propriamente ditos.


8- Ana, uma curiosidade: Qual gênero literário você mais gosta de ler?
Hummmm....que difícil! Eu sou o tipo de pessoa que não restrição quanto a leitura, caiu na rede é peixe! (rss), mas se for optar por um gênero, eu diria que fantasia é o que me agrada mais.


9 - Por fim, mas não menos importante. Como anda o desenvolvimento dos próximos livros da série? Já possuem um título ou data de lançamento?
Tenho que ter cuidado ao responder essa aqui para não dá muitos detalhes, rss. O segundo livro está sendo finalizado e tenho pretensão de conseguir lança-lo até o final de 2015. Como me dediquei esses dois anos (2013 e 2014) para divulgar o primeiro, acabei deixando a sequência em segundo plano, mas retomei com muito gás nesses últimos meses. O título é "A Irmande das Olívias: A Bússola do Destino" e para quem conferiu já o primeiro e quer saber um pouquinho mais, pode acessar o site da Irmandade e ler o prólogo e o primeiro capítulo do segundo: http://www.airmandadedasolivias.com/#!capitulo-1-bussola/c1wv2 . O terceiro eu já tenho algumas ideias dos camihos que devem seguir e até uma ideia do título, mas acho que está um pouco cedo para divulgar ;)

 

    Bem LivroManíacos, espero que tenham gostado da novidade. Caso você seja um autor e queira bater um papo com a gente, basta entrar em contato.
Por fim, quero agradecer a Carol por aceitar fazer a entrevista para o blog! Muito Obrigada mesmo!
Beijinhos *-*
Carol

14 comentários:

  1. Carol muito interessante em trazer entrevistas de autores brasileiros para a gente conhecer!
    Temos talentos incríveis no nosso Brasil :)
    Parabéns para Ana Carolina muito sucesso! :)
    beijos e uma ótima semana p vcs!
    http://michelemagalhaesmaquillage.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Michelle! Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Eliminar
  2. Não conhecia a autora e nem o livro dela, então achei bem interessante a entrevista.
    Sempre é bom conhecer mais autores nacionais.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh que bom que pude apresentar uma nova autora para você! Fico muito feliz.
      Beijos

      Eliminar
  3. Pera!
    A Carol entrevistou a Carol e a Carol respondia as peguntas da Carol, enquanto a Carol anotava as respostas da Carol kkkkk
    Me identifiquei muito com a autora, inventar história é comigo mesmo rsrsr

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk Você é uma comédia Diego!
      Mas é verdade, você adora inventar histórias e arrasou em cada uma das que eu li!!
      Beijosss

      Eliminar
  4. Olá! Adorei o espaço reservado para os autores! Eu não conhecia a autora e é sempre por meio dos blogs lindos que cedem um espaço para os autores nacionais que a gente acaba conhecendo novas histórias! Amo/Sou fantasia, então me identifiquei muito com a entrevista! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Tici,
      Que lindo! Adorei as palavras e fico feliz por você ter gostado!
      Beijos

      Eliminar
  5. Olá tudo bem?
    Gostei bastante dessa nova coluna do blog. Acho mega importante conhecermos um pouco os autores, isso nos ajuda a entender porque eles escrevem de determinado jeito. Gostei bastante da entrevista e espero as próximas. Bjus
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!
      Que bom que gostou, logo teremos mais! Já estão até prontas!
      Beijosss

      Eliminar
  6. Adorei a nova coluna, muito bacana. É ótimo saber mais sobre os autores nacionais! E adorei a entrevista, adorei conhecer mais sobre a Ana, só me deixou ainda mais curiosa pra ler o livro dela. haha :)
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkk Que bom que gostou Kamilla, a Ana é uma fofa. Espero que possa ler o livro dela!
      Beijos

      Eliminar
  7. Adorei a ideia da nova coluna! Assim podemos conhecer novos talentos da literatura nacional moderna!
    Amei a entrevista e já quero a próxima!
    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Monique,
      Logo teremos mais! Que bom.que gostou!
      Beijos

      Eliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo