Book Tour: Resenha do livro "Eu Vejo Kate", da autora Cláudia Lemes







Título: Eu Vejo Kate – A História de uma Assassino
Autor: Cláudia Lemes
Editora: Independente
Ano: 2014
Nº de Páginas: 300
Nota: Quatro estrelas



Sinopse

A jovem, porém deprimida e instável escritora Kate Dwyer mergulha numa investigação sobre um famoso assassino em série para produzir sua biografia póstuma. Ao revisitar os bárbaros homicídios conduzidos por um homem que aterrorizou sua cidade natal, Kate esbarra em segredos antigos e poderosos, que ameaçam não apenas sua sanidade, mas sua vida. Com a ajuda de um ex agente federal com mistérios próprios e métodos assustadores, ela luta para salvar-se, enquanto desconfia de todos ao seu redor.
Eu Vejo Kate é uma obra policial que oferece um insight brutal e verossímil sobre a mente de assassinos em série e as pessoas que dedicam suas vidas a compreendê-los. O livro abandona mitos hollywoodianos e não suaviza por um segundo a narrativa dos pensamentos violentos e sexuais que cercam a mente humana. Sua narrativa, contada do ponto de vista do próprio serial killer morto, da escritora, e do profiler, revela peças de um quebra cabeça que quando completo, assombrará o leitor por noites e mais noites

Resenha


“Eu vejo Kate. Mas ela não me vê”

O livro conta a história de Kate, uma escritora o qual seu novo trabalho é a biografia de Nathan Bardel, O Esfaqueador de Damas de Blessfield. A mulher se torna obcecada pela história de Nate, desde seus crimes à sua vida pessoal, chegando ao ponto de encher o seu apartamento com fotos das vítimas, dos crimes e também mapas das regiões onde os assassinatos foram cometidos. Porém, o que Kate não sabe é que sua pesquisa trouxe Nate de volta a vida, em sua forma fantasmagórica ele observa cada passo e pensamento da mulher.
Com o aprofundamento das pesquisas sobre Bardel, Kate começa contar com a ajuda do ex-agente Ryan, um especialista sobre o serial killer. Entretanto, alguém quer impedir o lançamento do livro, ao mesmo tempo novos assassinatos surgem, com o mesmo “modos operandi” de Nathan. Diante disso tudo, Kate e Ryan começam a investigar quem está por trás desse eventos.


“O que você não sabe é que quando ela decidiu escrever, ela chamou minha atenção.”

O livro é escrito em primeira pessoa, com algumas partes pela perspectiva de Nathan e outras pela da Kate e do Ryan.  A narrativa é bastante densa, porém o livro te prende e choca ao mesmo tempo. Acho importante dizer que adorei o cuidado que a autora teve ao construir os personagens, eles são bem reais e humanos, com seus erros, qualidades e deficiências.
É notório que a Cláudia teve um enorme trabalho de pesquisa para construir o personagem do Nate, umas vez que, transcrever a mente de um psicopata é algo complexo, ousado e muito perigoso, entretanto, asseguro que a autora conseguiu fazer um trabalho exemplar.

“ Crescendo, meu pai me chamava de Nathan.
Minha mãe me chamava de Nate.
Minha irmã me chamava de B.B.
Meu padrasto, mais tarde, simplesmente não me chamava.
Alguns garotos me chamavam de Bundão, seja lá o que o isso (...) significa”

Sobre o Nathan, não sei ainda descrever minha reação a ele, apenas posso dizer que fiquei chocada e assustada em algumas partes. Acho que posso afirmar que o Nate me fez sentir reações conflituosas e complexas.
 Eu amei a playlist do Nate e gostei de várias citações, conversas e passagens do livro.  

“Eu: Mas você gosta de livros.
Bardel: Sim, eu gosto de livros. Suponho que você vai me perguntar se o meu favorito é O Apanhador no Campo de Centeio.
Eu: (risos) Não, Nathan, eu não ia perguntar isso...mas qual é, estou curioso.
Bardel: As pessoas que leem muito raramente tem um livro favorito, agente Owen. Tem diversos que li muitas vezes ao longo dos anos. Eu gosto de Crime e Castigo”

            Tenho apenas uma ressalva a fazer, e diz respeito a diagramação do livro. Achei as letras um poucos juntas e somada as folhas que são brancas, quando eu lia por muito tempo, algumas letras ficavam embaralhadas, porém se você não tem esse problema de vista com certeza não influenciará em nada na leitura.
Apesar desse pequeno problema, gostei muito da leitura, é um livro que vale a pena ser devorado e apreciado. Indico para quem curte um bom livro policial, pois não irá se decepcionar. A nota que dou para o livro é quatro estrelas.
Para quem não sabe, esse livro faz parte de um Book Tour promovido pela autora, então o próximo blog a receber o livro será Os Literatos. Sendo assim, não deixem de conferir a opinião do pessoal de lá.
Beijos ^^

Carol


4 comentários:

  1. Amorrr, não consigo comentar. :(
    Já é a terceira vez que eu tento :)
    Mas o que eu quero dizer é que eu preciso desse livro. Eu adoro esse tema e quero pra mim. Já adicionei no skoob. É minha próxima aquisição, sem dúvidas =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Achei a premissa super interessante, me atraiu, eu adoro booktour a interação com os blogs é otim a e é uma baita ajuda com os autores né?! Adorei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
  3. Oi Carol!
    Eu adoro romance policial :)
    Adorei a dica e gosto muito de protagonistas loucos rsrs

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro ainda mas achei interessante. Romance policial prende a gente do começo ao fim.
    Gostei da história em si, serial killer são sempre interessantes.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo