Resenha do livro "O Mágico de Oz" - autor L. Frank Baum

 
 
 
 
 
 
 
 
Título: O Mágico de Oz
Título Original: The Wonderful wizard of Oz
Autor: Lyman Frank Baum
Editora: Zahar
Tradutor: Sérgio Flaksman
Ano: 2013
Número de páginas: 223
Nota: cinco estelas (favoritado)

 
 
Sinopse


L. Frank Baum (1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos O Maravilhoso Mágico de Oz (1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.Esta edição contém ilustrações da primeira edição da Geo. M. Hill Co., Chicago New York, 1900, de W. W. Denslow.


Resenha


Pecorrer a Estrada de Tijolos Amarelos, conhecer a Terra de Oz, destruir bruxas malvadas e viver aventuras junto com Dorathy e seus amigos foi um dos maiores prazeres da minha vida.
    O livro é escrito em terceira pessoa e conta  sobre  uma menina  que mora  no Kansas junto com seus tios. Um dia, durante um tornado, Dorothy e Totó- seu  cachorrinho -  vão parar em uma nova Terra  chamada Oz. Ao  chegarem lá, são recebidos pelo povo local como heróis, por terem matado a Bruxa Má do Leste. Porém Dorothy  deseja, mais que tudo, voltar para seus tios e o Kansas, como gratidão  por ter salvo os Munchkins da bruxa má, a Bruxa Boa do Norte diz para a menina ir até a  Cidade das Esmeraldas, pois um mágico muito poderoso vivia lá  e ele seria o único  com o poder de enviá-la de volta para casa, também entrega a Dorothy os sapatinhos mágicos da Bruxa Má do Leste para que faça a viagem protegida.


    “- E ele é um homem bom? - perguntou Dorothy ansiosa
- É um bom mágico. Se é ou não um homem não sei dizer, porque nunca estive com ele em pessoa.” - pág.:29


    Sendo assim, Dorothy e Totó seguem pelo caminho de Tijolos  Amarelos a procura do grande Mágico de Oz. Durante o caminho, ela conhece três amigos que também decidem acompanhá-la até a Cidade das Esmeraldas, com a finalidade de conseguirem  favores do feiticeiro. O Espantalho queria um cérebro, o Homem de  Lata um coração e o Leão Covarde desejava possuir coragem. Com seus objetivos em mente, os personagens vivem diversas aventuras para alcançar seus sonhos.
    Acredito que nada que eu fale nessa resenha irá descrever ou chegar perto da grandiosidade da obra de Baum, mas irei tentar.
   


“(...) - Por mais que nossas casas sejam tristes e cinzentas, nós, as pessoas de carne e osso, preferimos viver nelas do que em qualquer outro lugar, mesmo o mais lindo do mundo. Não existe lugar igual à casa da gente.” - pág.: 43.



O livro é um clássico Infantojuvenil da Literatura Norte Americana. Nessa narrativa, temos contato com personagens que são definidos e caracterizados por suas ações e reações, não por longas descrições elaboradas e cansativas. Baum conseguiu, de um jeito único, criar uma atmosfera nova, cheia de leveza , beleza e aventura .
    O enredo de “O Mágico de Oz” foi escrito para trazer prazer aos leitores, pretendendo ser um Conto de Fadas Moderno, onde a admiração, alegria e aventura  se conservam, enquanto as dores, os sofrimentos e pesadelos são postos de lado.
   


“ (...) A experiência é a única coisa  que traz o  conhecimento, e quanto mais tempo você passa na terra, mais experiência você acumula.” - pág.: 169



Baum escreveu ao todo quatorze livros sobre o Mundo de Oz, após sua morte  outros livros sobre a Terra de Oz foram escritos, com a autorização de sua viúva.  Deixarei no final da resenha a lista dos títulos sobre Oz.
Esse livro aqueceu meu coração! Ele é cheio de lições especiais , porém o que mais me marcou foi a  seguinte mensagem: “Algumas vezes na vida precisamos de  alguém que nos diga ou faça algo que nos ajude a crer em nós,  acreditar que somos capazes. Pois, por mais que nossas virtudes estejam à vista de todos, se nós ignorarmos a sua existência, por não crermos na nossa capacidade, nunca nos sentiremos completos”.



“ (...) Não existe criatura viva que não sinta medo quando se vê diante do perigo. A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo (...)” - pág.:  169.


O Mundo de Oz é um universo mágico, você nota isso nas entrelinhas de L.  Frank Baum, pois cada palavra te toca intimamente, fazendo você se lembrar da inocência e da pureza.
    É uma leitura fluída, rápida e gostosa, tanto que li o livro em duas horas.  A narrativa é cheia de magia e ensinamentos. Penso que todos deveriam ler essa obra, independente da idade. Logo, minha nota para “O Mágico de Oz” não poderia ser outra além de cinco estrelas e um coração de favorito, irei levar esse livro  para sempre no meu interior e passarei para meus filhos e netos. Não deixem de ler!
Bem Livromaníacos, por hoje é isso! Espero que tenham gostado. E aí, alguém já leu o livro? O que acharam? Deixem suas opiniões!
Beijinhos *-*
Carol



Lista dos livros da série Terra de Oz


  • Por L. Frank Baum


  1. O Mágico de Oz
  2. Glinda of Oz



















   





16 comentários:

  1. Awww, eu sou louca pra ler esse clássico! As citações dele me fazem querer pegá-lo logo pra ler! *-*
    Adorei a resenha!

    Beijos ;D
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk leia Luiza, as situações são maravilhosas masmo!Você vai amar!
      Beijos

      Eliminar
  2. Olá!
    Muito boa sua resenha!
    Fiquei a pouco tempo sabendo que O Mágico de Oz, na verdade, fazia parte de uma série. Amante de séries como sou, já coloquei na minha lista de futuras leituras!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkk oie Kaio,
      Que bom que gostou, eu também amo séries, mas confesso que o tamanho da série A Terra de Oz me assustou um pouco!
      Beijos *-*

      Eliminar
  3. Nunca li O Mágico de Oz, só vi umas adaptações para o cinema e por isso sei algumas coisas da história. Mas preciso ler, nada se compara a ler os livros! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Tici, eu já tinha visto o filme antes de ler o livro e me surpreendi com as diferenças! Existe muita coisa no livro que não tem no filme e vice-versa!
      Beijos

      Eliminar
  4. Olá, tudo bem?
    Já li O Magico de Oz e gostei bastante, eu sabia que havia mais livros sobre o universo de Oz, mas não imaginava que eram tantos kkkkk. Pretendo ler mais sobre este universo. Parabéns pela resenha e pelo blog, bjks!!!
    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkkk tudo bem sim!
      São muitos livros mesmo, né? Chega a assustar um pouco, mas a leitura é maravilhosa!
      Amoo esse livro! *-*
      Beijos

      Eliminar
  5. Gostei da resenha e deu mt vontade de ler, nunca li essa historia acredita!!!! Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar me dá uma forcinha seguindo, ctz retribuirei o carinho! Fiz uma Resenha de duas paletas lindas que se completam Da Fenzza, vem ver!!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderEliminar
  6. Oi Carol!
    Esse é um livro que marcou a minha infância...
    Foi um dos primeiros que li sozinho.

    Adorei a resenha.
    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo Diego! Queria ter lido ele na minha infância, acho que eu ficaria ainda mais encantada com a Terra de Oz!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que legal você colocar trechos do livro em destaque no meio da resenha!
    Eu não sabia que havia outros livros de Oz que não foram escritos pelo L. Frank Baum.
    Seu livro tinha as ilustrações originais? Elas são lindas!
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Lê,
      Que bom que gostou, meu livro possuia sim as ilustrações originais, e você tem toda razão, elas são lindas demais. Fiquei encantada!
      Beijos

      Eliminar
  8. Essa edição da Zahar é lindinha!! Eu li O Mágico de Oz há muitoooo tempo, eu devia ter uns 9 anos, por aí, e cheguei mesmo a ler mais de uma vez. Claro que não me lembro de detalhes, e por isso gostaria de reler. São muitos os livros sobre Oz! Sabia que existiam vários, mas vendo-os listados assim me pareceu muito mais do que imaginava. Tenho Wicked em inglês (ainda não li), que conta a história da Elfaba, não sei se ele pertence "oficialmente" à série, mas foi ele que inspirou o musical homônimo, que eu amoooo, por sinal. =)

    Beijos, Livro Lab

    ResponderEliminar
  9. Eu não tinha muita vontade de ler esse clássico, mas agora ela nasceu e está grande ein? hahaha Parece ser ótimo mesmo ein?! E sem ser maçante como geralmente os clássicos são (alguns, ou a maioria rs). Esses quotes são maravilhosos! Quero ler agora, como faz? hahaha
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo