Resenha do Conto "A Causa Secreta" - autor Machado de Assis


                                                








Título: A Causa Secreta e Outros Contos de Horror – Coletânea de Contos
Conto: A Causa Secreta
Autor: Machado de Assis
Editora: Boa Companhia
Número de Páginas: 12
Nota: Quatro Estrelas




                                 Sinopse do Livro
Os seis autores aqui reunidos representam o que há de mais importante na literatura dedicada ao gênero horror. Do precursor Edgar Allan Poe, que apresenta a atmosfera aristocrática das abadias do príncipe Próspero, personagem do conto “A máscara da morte rubra”, passando pela crueldade psicológica de Fortunato, de “A causa secreta”, de Machado de Assis, ou a morte surpreendente de Elias, um cientificista que sofre a vingança de um bicho no conto “A selvagem”, do irlandês Bram Stoker, autor da mais famosa história de vampiro na literatura, Drácula (1897). E ainda “A mão”, do francês Guy de Maupassant, “O rapa-carniça”, de Robert Louis Stevenson e “O cirurgião de Gaster Fell”, do também escocês Arthur Conan Doyle. Todas as histórias aproximam o leitor do obscuro e do indizível que muitas vezes só a literatura consegue traduzir.



Resenha do Conto

“(...) Entre o polegar e o índice da mão esquerda segurava um barbante, de cuja ponta pendia o rato atado pela cauda. Na direita tinha uma tesoura (...).”

O Conto começa contando sobre Garcia, Maria Luiza e Fortunato. Garcia era médico e conheceu Fortunato, na época que ainda estava na faculdade, quando esse chegou para ajudar a cuidar de um homem que havia sido ferido gravemente. Com o passar do tempo, se tornaram amigos e abriram uma casa de saúde juntos. Um dia Fortunato casa com Maria Luiza, essa se torna alvo do amor de Garcia, porém ele mantém isso em segredo. Fortunato era um homem estranho que fazia experiências bizarras em animais, atitude que deixava Maria Luiza horrorizada e doente.
A história é narrada em terceira pessoa, porém a perspectiva usada é a de Garcia. A descrição dos atos de Fortunato é repugnante, principalmente pela frieza do personagem ao agir de forma tão desumana. A escrita é tão bem feita que você sente o asco, o nojo pelo personagem em cada linha, em cada palavra.

“Castiga sem raiva, pensou o médico, pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem.”

O enredo transmitiu mais horror nas cenas dos experimentos, porém esse sentimento se deu mais no sentido de aversão, ojeriza e abominação do que no sentido de medo e pânico. 
Quem me conhece sabe que tenho alguns problemas ao ler livros do Machado de Assis, porém me surpreendi ao gostar tanto do conto, não foi o melhor conto que li na vida, mas apreciei a leitura e indico para quem gosta do autor e para quem também não gosta, pois o conto, realmente vale a pena, uma vez que é maravilhoso ter contato com uma obra tão interessante de um grande autor brasileiro. A nota que dou para o conto é quatro estrelas.
Espero que tenham gostado! Fiquem atentos às novidades que teremos em breve!
Beijinhos *-*
Carol

10 comentários:

  1. Oi Carol!
    Gosto muito de Machado e gosto do Poe, portanto eu tenho que ler esse conto.
    Realmente parece ótimo, embora eu prefira os contos que te dão medo hahaha

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk Eu também prefiro os que dão medo, mas me surpreendi por ter gostado do conto, apesar de ser meio "pesado", me surpreendeu muito, pois não sou chegada na escrita de Machado de Assis, acho um pouco cansativa! Mas esse conto é ótimo, você vai curtir!
      Beijosss

      Eliminar
  2. Oi, Carol!
    Não costume ler contos, principalmente se o conto tiver pouquíssimas páginas.
    Mas, quem sabe algum dia eu mude de ideia né? A dica está anotada, pois o conto parece ser mesmo bom.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Lia,
      Caso você leia, não esqueça de me contar o que achou, hein!
      Beijos *-*

      Eliminar
  3. Oi, Ana! Nunca li nada do Machado de Assis, mas tenho muita vontade de ler! O conto me pareceu ser ótimo e eu fiquei com muita vontade de lê-lo!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tony, se você ler não deixe de me dizer o que achou do Conto!
      Beijos

      Eliminar
  4. Oi Carol,
    Não leio Machado de Assis desde meu ensino médio, e confesso que naquela época não gostava muito não...rsrs
    Tem um post especial lá no blog hoje se puder dar uma olhada e comentar.
    Beijos
    Raquel machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/11/sessao-de-autografos-do-vinganca-mortal.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Raquel,
      Eu também não sou uma grande fã de Machado, sempre achei a narrativa dos romances dele cansativa, porém me surpreendi e gostei muito desse conto!
      Beijos

      Eliminar
  5. Eu só li Dom Casmurro do Machado de Assis e tenho uma relação de amor e ódio. hahaha Eu gostei, entende? Mas o final... poderia ter tido um mais preciso. rs Só lendo pra entender mesmo. No entanto fiquei bem curiosa pelo conto! E já fiquei com nojo do Fortunato.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não li Dom Casmurro até final pois achei a narrativa cansativa! Mas adorei esse conto, e o Fortunato é muito asqueroso! Kkkkkkkk
      Beijos

      Eliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo