Mês do Halloween: Livro A Causa secreta e outros contos de Horror – Resenha do Conto A Selvagem, do autor Bram Stoker.




Título: A Causa Secreta e Outros Contos de Horror – Coletânea de Contos
Conto: A Selvagem
Autor: Bram Stoker
Editora: Boa Companhia
Número de Páginas: 22
Nota: Cinco Estrelas
Tradutor do Conto: Sonia Moreira


                                 Sinopse do Livro

Os seis autores aqui reunidos representam o que há de mais importante na literatura dedicada ao gênero horror. Do precursor Edgar Allan Poe, que apresenta a atmosfera aristocrática das abadias do príncipe Próspero, personagem do conto “A máscara da morte rubra”, passando pela crueldade psicológica de Fortunato, de “A causa secreta”, de Machado de Assis, ou a morte surpreendente de Elias, um cientificista que sofre a vingança de um bicho no conto “A selvagem”, do irlandês Bram Stoker, autor da mais famosa história de vampiro na literatura, Drácula (1897). E ainda “A mão”, do francês Guy de Maupassant, “O rapa-carniça”, de Robert Louis Stevenson e “O cirurgião de Gaster Fell”, do também escocês Arthur Conan Doyle. Todas as histórias aproximam o leitor do obscuro e do indizível que muitas vezes só a literatura consegue traduzir.


Resenha do Conto

“Parecia um demônio triunfante. Seus olhos faiscavam ferocidade, o pelo estava tão eriçado que ela parecia ter o dobro do tamanho e seu rabo chicoteava o ar como faz o de um tigre diante de uma presa.”

            O conto gira em torno de dois recém-casados que partem em sua viagem de lua de mel. Durante esse tempo, o casal faz amizade com um homem chamado Elias P. Hutcheson. Os três partem juntos para conhecer uma pequena cidade do interior, Nuremberg. Chegando lá, decidem visitar um famoso mausoléu de tortura, A Torre de Tortura de Nuremberg. Durante o passeio, ocorre um acidente lamentável e é por causa dele que os acontecimentos terríveis se desenrolam.

A escrita desse conto tem como característica principal, a grande fluidez da leitura, além do fácil entendimento das palavras usadas. A narrativa traz um ar mórbido e aterrorizante, devido às descrições dos ambientes de tortura e dos acontecimentos fatais, algumas cenas chegam a ser um pouco nauseantes, porém isso só acrescenta mais horror e qualidade ao conto

A história é escrita em primeira pessoa, segundo a perspectiva do marido.  Gostei muito do jeito que o enredo foi escrito, você fica envolvido e não consegue parar a leitura até a cena final, atrevo-me a dizer que a cena-clímax me chocou bastante.

Indico esse conto sem medo, penso que qualquer pessoa que goste do gênero terror/horror não deve deixar de lê-lo. Minha nota para o conto é cinco estrelas.

Espero que tenham gostado e não deixem de acompanhar as novidades do blog! Está rolando o Sorteio de Aniversário do blog, o prêmio é o Box de Colecionador da série Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin. E se você for um blogueiro venha participar do Projeto BLC (saiba mais).

Beijinhos *-*


Carol


15 comentários:

  1. Mds. Simplesmente amei. Mais um na minha vasta lista...
    E tipo Bram Stoker *_*.
    Ele é divo.

    ResponderEliminar
  2. Adorooooo esse gênero!!! Edgar Allan Poe e Bram Stoker são autores clássicos do gênero terror. Enfim, gostei do livro e do conto. Bzuz

    http://umagarotaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, ambos os autores são clássicos e maravilhosos!
      Beijos *-*

      Eliminar
  3. Eu havia comentado o outro post de Halloween como resenhando a arte... ainda não dei uma chance para contos de terror, mas esta conseguindo me convencer com suas resenhas :D ... sempre que tiver mais, passa la e me chama!!

    Abraços!!
    http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que está gostando Léo, fico muitooo feliz!
      Pode deixar que quando eu postar resenhas vou sempre te avisar!!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
  4. Adorei sua resenha, sou apaixonada por terror e irei ler esse conto do nosso querido Stoker!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, que bom que gostou! E depoia de ler o conto me diga o que achou!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
  5. Oi Carol!
    Não é novidade que sou super fã desse gênero, vou procurar o conto aqui.
    Estou adorando esse mês do horror, estou alguns posts atrasados!
    Preciso dar uma lida nos outros ;)

    Beijos
    ​​​​​​LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    P.s.: Caramba se eu tento postar pelo celular, vou copiar o link do meu blog e copio mais do que deveria rsrsrsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkl sei como é Diego, nem me fale em posts atrasados pois estou com três! Kkkkkk Mas temos até o fim do mês!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
  6. Não é o meu tipo de livro favorito, mas gostei mto da resenha! É bom dá uma mudar um pouquinho as vezes, já coloquei na minha listinha de livros para serem lidos!
    Adorei o blog!
    Já curti a pag do face para não perder nada!
    Abraços
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda Isadora, é maravilhoso dar chance para novos livros, que bom que gostou do blog! Volte sempre!
      Beijinhos

      Eliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo