Resenha do livro "A Seleção" - autora Kiera Cass




Titulo: A Seleção
Titulo Original: The Selection
Autor (a): Kiera Cass
Tradutor (a): Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Nº de Páginas: 361
Nota: Três Estrelas


Sinopse


Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
 Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar

Resenha


“Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente.” - America

Após a 4ª Guerra Mundial os Estados Unidos passa a se chamar Illéa, onde a população é dividida em oito castas, a realeza equivale à Primeira Casta e os sem-teto à Oitava. A Família Real sofre constantes ataques de dois grupos revolucionários, para tentar diminuir os danos causados na estrutura do país, é decidido criar um concurso para casar o príncipe, um evento chamado A Seleção, onde trinta e cinco garotas iriam participar, mas apenas uma ficaria com a coroa.
A história gira em torno da América, uma musicista da casta Cinco. Ela não quis participar da Seleção, porém por insistência de sua mãe e uma desilusão com seu namorado, Aspen - um trabalhador braçal da casta Seis, ela acaba decidindo participar do “Reality Show” com a finalidade de dar uma vida melhor a sua família.

“Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar.”- America.

Esse livro não tem a política do país muito explorada, como é característico de mundos distópicos, o grande foco é a Seleção, as garotas e o romance, o que foi uma pena, pois acredito que a Kiera Cass tinha uma grande oportunidade de criar diversos de conflitos e situações interessantes em torno da história política de Illéa. Apesar desse ponto negativo, eu gostei da leitura. A escrita da Kiera é deliciosa e simples, sem enrolação. A narrativa é em primeira pessoa, de acordo com a visão da America.

“(...) Se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar assim tão linda (...)” – Maxon.

Sobre os personagens, achei a America chata algumas vezes, principalmente no começo da sua amizade com o Maxon. Eu, particularmente, sou Team Maxon, o Aspen é fofinho, porém quando ele teve que lutar para ficar com seu grande amor, ele se acovardou.
O enredo gira em torno do velho clichê, uma menina bonita/normal e dois homens maravilhosos lutando pelo amor da mesma, sendo assim, apesar da leitura ter sido dinâmica, divertida e conseguir me envolver com as emoções dos personagens, não foi tudo o que eu esperava, mas isso se origina do fato de estar cansada de triângulos amorosos desse tipo, contudo, não significa que o livro é ruim ou não merece ser lido, eu apenas não o li na hora mais adequada.
            Eu gostei muito da relação America/Maxon, e as conversas dos dois foram, para mim, os pontos altos da narrativa. Emocionei-me em algumas cenas, uma vez que era fofo ver o Maxon lidando com diferentes reações de meninas com personalidades das mais variadas, principalmente, pelo fato dele não ser o tipo de rapaz que possui contato com mulheres o tempo todo, além de não expor muito os seus sentimentos.

“– Sinto muito, America - sua expressão se contorceu um pouco – Agora é um bom momento para por a mão no seu ombro? (...) A única mulher que já abracei é minha mãe. Estou fazendo certo?” – Maxon.

No geral, apreciei a leitura, entretanto, como eu já disse, esperava mais, já que havia ouvido muitos comentários positivos sobre a trilogia, porém esse é apenas o primeiro livro, e com certeza eu lerei os próximos. Indico o livro para quem curte romances fofos e gostosos, minha nota para o livro é três estrelas.
Livromaníacos, por hoje é isso! Espero que tenham gostado.
Beijinhos *-*
Carol
 

Sobre a Autora




Kiera Cass nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e publicou seu primeiro livro, The Siren, em 2009, em uma edição independente. Beijou aproximadamente catorze garotos em sua vida, mas nenhum deles era um príncipe. Mais informações: www.kieracass.com @kieracass. www.facebook.com/kieracass www.youtube.com/user/kieracass

13 comentários:

  1. Estava muito curiosa sobre esse livro, adorei a resenha! Realmente é um tipo de narrativa comum, mas até gosto desse gênero. Pena ela não explorar tanto a questão social (como em Jogos Vorazes). Beijos!

    Francesinha à Brasileira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Katriny, é uma pena mesmo. Mas apesar de ser uma narrativa comum, a escrita da Kiera te prende, pois ela é muito gostosa! Leia o livro, acho que você vai gostar da história!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
  2. Oi Carol!
    Já me recomendaram muito esse livro.
    Acabei não lendo porque parece ser algo muito mais voltado pro público feminino, mas parece ser bom.

    Beijão
    LiteraMúsicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diego, não vou mentir, é um livro voltado para o público feminino, mas conheço muitos garotos que gostaram e me indicaram. Caso você goste de livros de romance, acredito que vá gostar desse livro, pois no geral é um livro bom sim e vale a pena ser lido!
      Beijinhos *-*

      Eliminar
  3. Oi Carol,
    Esta é uma trilogia que vou querer ler assim que terminar a faculdade, só pra poder me dedicar integralmente a eles. :D
    Você tem muito jeito com as palavras...
    Um beijo!
    Monika Andreotti
    www.osliteratos.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Acho que você vai gostar Monika, vou esperar um pouco para terminar essa série, vou voltar quando estiver no clima para ler romance, pois também acho que essa trilogia merece ser apreciada, e foi uma pena eu ter lido a mesma quando não estava no clima de livros românticos!!
      Beijinhoss *-*

      Eliminar
  4. Olá, adorei a resenha', ainda não li nenhum livro da trilogia e sinceramente não sei nem se pretendo, tenho medo de começar a leitura e não me interessar pela história. Já li várias resenhas positivas sobre o livro, mesmo assim não tenho aquela "vontade" de ler.
    Super beijoo'

    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/2014/09/lendo-fiquei-com-seu-numero.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo você Fernanda, já me senti assim com muitos livros, porém se você tiver uma oportunidade leia, vai que esse livro te surpreende de forma positiva! Tudo é válido na literatura kkkkkkkkkk ! Beijinhos *-*

      Eliminar
  5. nunca li nem um livro dessa autora e muito menos dessa saga beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    Ja estou seguindo beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Lucas, é uma pena!! Obrigada por seguir.
      Beijos

      Eliminar
  6. Nesse livro eu dei 4 estrelas, ai depois do A Elite e A Escolha ficou como sendo um dos melhores romances que eu li recentemente <3 realmente muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Felipe,
      Esse primeiro livro me decepcionou um pouco, eu esperava bem mais, porém foi uma leitura bem gostosa! Tenho ainda altas expectativas sobre os outros livros da série!
      Beijinhos *-*

      Eliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo